DOSIMETRIAS DE RUÍDO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dosímetro nos fornece, os níveis de ruído, que determinado trabalhador ou grupo de trabalhadores estão expostos durante a jornada de trabalho.

 

No Brasil quando falamos em dosimetria de ruído temos que levar em consideração o Anexo n° 01 - LIMITES DE TOLERÂNCIA PARA RUÍDO CONTÍNUO OU INTERMITENTE da NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES, da portaria 3.214.

O anexo 01 da NR 15 informa os limites de tolerância de exposição ao ruído e a configuração obrigatória do dosímetro para a realização de uma dosimetria de ruído.

Os resultados de uma dosimetria de ruído são usados para elaborações do PPRA, PCMAT, LTCAT, PPP e também para concessão de Aposentadoria Especial.

A Daluz Consultoria, assessora as organizações na gestão de Segurança do Trabalho visando minimizar as doenças ocupacionais por agentes físicos, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do colaborador.

A Daluz Consultoria, ainda dispõe de profissionais gabaritados para atendimento e cumprimento a todas as Normas Regulamentadoras do Ministério da Economia - Secretaria de Inspeção do Trabalho, do INSS e da Justiça Trabalhista.

Consulte a Daluz Consultoria para a realização da Dosimetria de Ruído em sua empresa. 

 

Legenda:

PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;
PCMAT - Programa de Condições e meio Ambiente de Trabalho na Indústria de Construção;
LTCAT -  Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho;
PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.

ruido.jpg

A exposição a agentes físicos no ambiente de trabalho é fonte de risco à saúde e compromete o bem estar do trabalhador. A Dosimetria tem por objetivo identificar e qualificar a magnitude do risco físico ruído como potencial causador de doença profissional.

Quando os níveis variam no tempo ou quando os postos de um mesmo trabalhador apresentam níveis diferentes, deve-se adotar os valores de cada ponto e calcular a chamada dose, que é uma ponderação entre o tempo de exposição e o tempo permitido para exposição àqueles níveis.

Para medição de valores que variam na jornada, o instrumento utilizado é o Dosímetro de Ruído. O princípio operacional do dosímetro de ruído é baseado na integração dos valores instantâneos ponderados pelo tempo de duração de cada nível em relação ao tempo total. 

Juiz de Fora, 31 de Julho de 2019